Banda Marcial de Fermentelos - Banda Filarmónica
Hugo Miguel Ramos Oliveira

HUGO OLIVEIRA iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade na “Caius Music”, na classe de órgão contemporâneo. Aos catorze anos, entrou no Conservatório Regional de Gaia, para a classe de trompete do Prof. José Ferreira, tendo transitado, a partir do segundo ano, para a classe do professor Fernando Ribeiro, concluindo o 8º grau com 18 valores.

Foi laureado com o 1º prémio no 2º Concurso Interno da Fundação Conservatório Regional de Gaia, na Categoria A de instrumento, com a pontuação de 19 valores.
Participou em master classes de trompete orientadas pelos professores Charles Buttler, Pasi Pirinen e Kevin Wauldron.

Trabalhou, ao nível orquestral, com os maestros Leonardo de Barros, Ivo Cruz, António Baptista, Mário Mateus, Arnold Allum, Florian Tutan, Omri Hadari, Marc Tardue, Ferreira Lobo e António Saiote.
Frequentou master classes em direção de orquestra de sopros com os maestros Steven Davis, José Rafael Pascual Vilaplana, Felix Hauswirth, Jean Sébastien Bereau e Paulo Martins.

Terminou o 3º ano do bacharelato da disciplina de trompete, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto), com a classificação de 17 valores, na classe do Prof. Kevin Wauldron, e obteve em 2013 a licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) sob a orientação do professor Alberto Roque. Frequentou o Mestrado em direção de banda na Universidade de Aveiro sob a orientação dos maestros professores Vassalo Lourenço, Luís Carvalho e André Granjo.

Desde Dezembro de 2004, faz parte dos quadros da Banda Sinfónica do Comando Geral de Lisboa da Guarda Nacional Republicana.

Foi maestro e responsável artístico da Banda Musical de Avintes – ACMA entre Abril de 2006 a Setembro de 2009, e da Banda Marcial de Fermentelos entre Outubro de 2009 e Outubro de 2014, coletividade a que regressou em Julho de 2015.