HUGO OLIVEIRA iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade na “Caius Music”, na classe de órgão contemporâneo. Aos catorze anos, entrou no Conservatório Regional de Gaia, para a classe de trompete do Prof. José Ferreira, tendo transitado, a partir do segundo ano, para a classe do professor Fernando Ribeiro, concluindo o 8º grau com 18 valores.
Foi laureado com o 1º prémio no 2º Concurso Interno da Fundação Conservatório Regional de Gaia, na Categoria A de instrumento, com a pontuação de 19 valores.
Participou em master classes de trompete orientadas pelos professores Charles Buttler, Pasi Pirinen e Kevin Wauldron.
Trabalhou, ao nível orquestral, com os maestros Leonardo de Barros, Ivo Cruz, António Baptista, Mário Mateus, Arnold Allum, Florian Tutan, Omri Hadari, Marc Tardue, Ferreira Lobo e António Saiote.
Frequentou master classes em direção de orquestra de sopros com os maestros Steven Davis, José Rafael Pascual Vilaplana, Felix Hauswirth, Jean Sébastien Bereau e Paulo Martins.
Terminou o 3º ano do bacharelato da disciplina de trompete, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto), com a classificação de 17 valores, na classe do Prof. Kevin Wauldron, e obteve em 2013 a licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) sob a orientação do professor Alberto Roque. Frequentou o Mestrado em direção de banda na Universidade de Aveiro sob a orientação dos maestros professores Vassalo Lourenço, Luís Carvalho e André Granjo.
Desde Dezembro de 2004, faz parte dos quadros da Banda Sinfónica do Comando Geral de Lisboa da Guarda Nacional Republicana.
Foi maestro e responsável artístico da Banda Musical de Avintes – ACMA entre Abril de 2006 a Setembro de 2009, e da Banda Marcial de Fermentelos entre Outubro de 2009 e Outubro de 2014, coletividade a que regressou em Julho de 2015.